sábado, 20 de março de 2010

PLÁSTICO BOLHA!



E aí galera! Beleza???

Bom aqui a correria é bem grande, eu me sinto um noivo prestes a casar! A organização da Semana Sesc de Teatro me obriga a quase fazer jornada quadrupla. Mas eu sobrevivo!

Na quinta-feira, eu me joguei pra Porto Alegre pra buscar o acervo que estará em exposição a partir de 21 de março (amanhã). Se trata dos troféis do ator Lever de Freitas, bastante conhecido no mundo do teatro portoalegrense, e também dos curtas-metragens Brasileiros. Lá tinha como objetivo recolher esses troféis (prêmios de melhor ator), entre eles um Quiquito, que o Lever levou no Festival de Gramado de 1995. O objetivo era o Museu do IPDAE, na Lomba do Pinheiro, bem longe do centro da cidade. Muito carro, muitas ruas, muitos quilometros. Mas graças ao mapa do Google Maps, encontramos tudo muito mais do que rápido. De motorista ia meu colega Lúcio, que é monitor da academia do sesc. Chegando lá conhecí a historiadora Claudia, que nos recebeu, e também o bolsista da museologia da UFRGS, Davi. Demos início ao processo de acondicionamento dos materias, que fazem parte do museu do IPDAE. A Claudia e o Davi, super acondicionaram os materias, com direito a papel manteiga, plástico bolha, e conferência via documentação. Um museu bem pequeno, com cuidados de gente grande. Eu com minha pequena experiência em museus (trabalhei por um ano em um museu), não tinha visto ainda tanta regalia, correta claro, mas constrangedora a mim por vezes. Mas fui ajudando na medida do possível. Percebi que o museu, ou melhor as pessoas que lá trabalham, desempenham um ótimo serviço, e ensinaram-me pelo menos, que nas minhas próximas aventuras pelo universo das exposições, todo cuidado é pouco, e todo preparo e cuidado tambem são sempre válidos. Créditos a mim que ao menos o plástico bolha havia levado. Viva o meu tão divertido brinquedo de infância, POC!


Hoje estive no trabalho duro na montagem da nossa Grand exposição artística. Regulamos as máscaras, procuramos espaços adequados, ajustamos, grampiamos, pregamos, enfim, tudo pra que ficasse da melhor forma possível. Resultado: maravilhoso!


Espero que o resultado aos visitantes também seja o melhor possível. As escolas já estão procurando o museu para marcar suas visitas, e os adultos além de poderem conferir a exposição de terças a sextas no Museu de Venâncio Aires, podem também conferir o vernissagem que acontece amanhã, como forma de abertura das atividades expositivas, bem como da 1º Semana sesc de Teatro.


Os troféus tão bem cuidados, estão agora em seus expositores, prontos para serem apreciados. E depois de ficar lá, até que todos os venâncio airenses os tenham apreciado, voltam para o plástico bolha, rumo a Lomba do Pinheiro. E eu. Eu pretendo tirar um tempinho pra mim, descançar talvez, e se o universo conspirar, descanse feliz pelo sucesso desse evento e da Semana de Teatro como um todo!


Saiam de seus casulos!

Libertem-se de seus plásticos bolhas!

E arrisquem-se a novas e belas experiências!



Abraços a todos!

Nenhum comentário: