terça-feira, 9 de março de 2010

Impressões Culturais


Bom, a tempos eu tinha como planos mudar um pouco os rumos desse blog meu. minha idéia era um ambiente em que pudesse descarregar essas poesias que ficam assolando minha cabeça, principalmente a noite quando deito na cama. Elas vão sendo construídas durante todo o meu dia, e as vezes ficavam me encomodando, pois nem sempre eram belas as coisas que via e ouvia. Sim um blog que servisse como descarrego.

Agora sinto que já superei esse meu engolir poético, e já consigo cuspir o que for preciso na hora. Não me calo. Falo.

Pois aí descobri que tenho muito a dizer, e como nem sempre tem alguém que me escute, quem sabe haja alguém que no silêncio leia, e possa compartilhar comigo algo de bom.

Pois pra hoje gostaria de pensar um pouco sobre a cultura de uma forma geral e principalmente compartilhar de como funciona na minha cidade, Venâncio Aires.

Geralmente são rarols os que se desafiam a trabalhar a favor da cultura. São raros mas existem, e são muitos. Atualmente as pessoas dão lugar a um monte de coisas em suas vidas, incluido, reality shows, revistas de fofocas, sofás, cadeiras. Enclausuran-se em suas caixas e não abrem pra dar e nem receber nada. A internet é uma aliada ao ser humano quando bem usada (á favor do indivíduo), mas também tem a capacidade de isolar o preguiçoso uma vez que não é necessário abrir a boca para comunicar-se com outrem. Cadeiras, salas, mesas e telas.

Quando seu objetivo é mostrar que cultura é prazeroso, ou seja, consumir produtos culturais, como espetáculos de teatro, saraus, apresentações musicais, de dança, arte como um todo, o seu primeiro grande desafio é de alguma forma mostrar a esse povo todo, de que sair de casa, tirar a bunda da cadeira, botar a boca no trambone, abrir os olhos, pode ser algo que traga uma sensação de bem-estar, como qualquer outra coisa. Difícil.

Infelizmente hoje espetáculos artísticos e culturais, não possuem um lugar conciso na sociedade, aida é visto como "Adjacencia" "supérfluos". empresários não veêm a cultura como um investimento, veêm como um gasto!

Igualmente os artistas não são vistos, de uma forma séria! Hoje em dia dizer artista, tem quase o sinônimo de dizer "Voluntário desocupado". Principalmente em Venâncio Aires.

Artistas explorados, seria a forma correta de dizer!

Me honra trabalhar em uma empresa que fomenta a qualificação dos artistas locais, que valoriza os mesmos, e que estimula cada vez mais a produção de novos projetos de democratização da cultura, ou seja, a arte é de todos.

Me deixa feliz observar idéias responsáveis que surgem para alavancar e dar a arte o que é de merecimento, espaço. Meus aplausos áqueles que sabem a importância das expressões culturais em nossas vidas, e a todoas aqueles que não se fecham em um casulo particular, e sim se abrem a novas descobertas e experimentos. Afinal de contas é pra isso que a cultura existe. Pra que todos vejam a diversidade em todas as partes, o multiculturalismo dos povos, a alegria das cores, a beleza da natureza e o brilho nos olhos de quem os faz. isso é qualidade de vida!


Comentem

Geison Aquino


Um comentário:

Robson Duarte disse...

Bem escrito. "Culturizar" o bixo humano é uma das batalhas mais difíceis de se empreender, porém deve ser tomado o cuidado de nunca dizer que somos seres cultos pois a grande sacada dessa coisa toda é a humildade.
Força aí!